22/06/2018
Image Description

Como escolher sua empresa de terceirização de mão de obra

A nova lei da terceirização traz inúmeras mudanças, como por exemplo, a possibilidade de as empresas terceirizarem a chamada atividade-fim, aquela para a qual a empresa foi criada. A medida prevê que a contratação terceirizada possa ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública. Com isso, empresas de diversos segmentos buscam a terceirização como uma forma de otimizar a enorme quantidade de tempo e recursos utilizados na contratação de mão de obra. Terceirização é investimento, e por isso separamos algumas dicas de como escolher uma boa parceira na hora de terceirizar suas atividades:

Cumprimento das Leis Trabalhistas

Verifique se a empresa a ser contratada cumpre as Leis Trabalhistas adequadamente. De acordo com a nova lei, em casos de ações trabalhistas, caberá à empresa terceirizada (que contratou o trabalhador) pagar os direitos questionados na Justiça, se houver condenação. Se a terceirizada não tiver dinheiro ou bens para arcar com o pagamento, a empresa contratante (que contratou os serviços terceirizados) será acionada e poderá ter bens penhorados pela Justiça para o pagamento da causa trabalhista.

Transparência na Gestão e apresentação da documentação de funcionários

A empresa a ser terceirizada possui uma gestão adequada dos documentos dos funcionários? Ela apresenta toda a documentação necessária durante o período de contratação? Este tipo de transparência é importante para prevenir futuros problemas (seríssimos) para sua empresa.

Velocidade na Implantação

Faça uma análise entre suas opções e levante qual das empresas de terceirização apresenta maior velocidade tanto na implantação quanto na substituição/ reposição de profissionais. Lembrando que um dos benefícios da terceirização é justamente o ganho de tempo para que você foque em seu core business.

Mão de Obra qualificada

Um dos grandes 'fantasmas' que assombram a terceirização é justamente a qualificação da mão de obra. Algumas empresas do mercado para apresentarem um menor preço, não se preocupam com a seleção e treinamentos adequados dos funcionários, e ingenuamente os empresários caem nessa, se deparando futuramente com problemas sérios em suas operações. Desconfie sempre quando alguma empresa apresenta um valor muito abaixo do mercado e lembre sempre do 'barato que sai caro'. Terceirização é investimento e deve ser sinônimo de eficiência e não de problemas. Fuja disso!

Garantias de implantação nos prazos acordados

A empresa que pretende contratar lhe oferece algum tipo de garantia? O que acontecerá se o profissional a ser implantado não aparecer ou lhe causar problemas? Antes de fechar contrato, levante as garantias para que seu processo de terceirização ocorra de forma correta e segura.

Substituição ou reposição

Entre as opções encontradas, verifique em quanto tempo a empresa a ser contratada oferece a substituição e reposição em caso de problemas com o funcionário. Verifique se ela cobrará por isso, pois este tipo de benefício não deve ser cobrado.

Idoneidade e experiência no mercado

Verifique a idoneidade da empresa a ser contratada e sua experiência no mercado. Solicite documentos que provem a regularidade fiscal e sindical. Peça referências dos últimos clientes e entre em contato para saber o nível de satisfação de cada uma delas sobre a empresa em análise. Essas informações são importantes para que se tenha um parâmetro de execução.

Selo de Qualidade e premiações

A empresa que deseja contratar é reconhecida pelo mercado, já obteve alguma premiação? Dê prioridade às empresas que possuem Selo de Qualidade ISO 9001, que garante qualidade em seus processos internos.

Equipamentos e uniformes

Se você está optando por realizar a terceirização de profissionais para sua empresa é porque precisa ganhar tempo e dinheiro correto? Sendo assim, busque empresas que já forneçam uniformes e equipamentos de proteção individual dos funcionários quando necessários. Tendo em vista todas essas dicas, você não tem como cair na armadilha da má terceirização. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato gratuitamente com nossos consultores para que possamos lhe auxiliar neste processo através do telefone (21) 2223-0397 ou pelo email: contato@russelservicos.com.br

Fonte: www.terra.com.br